Como Tocar Guitarra #1


Introdução: 
O objetivo deste curso é fornecer aos iniciantes algumas dicas fundamentais para um bom começo com o instrumento. Se você já tem certa intimidade com a guitarra, por favor, tenha paciência que aos poucos vamos colocando aqui coisas mais aprofundadas.  Iremos  passar conteúdos para iniciantes até profissionais da área, portanto, paciência aos mais avançados quando for tratado assuntos básicos é fundamental!

Fonte:mvhp.com

Ibanez Guitar
Capítulo 1: Introdução à Música aplicada à guitarra Elétrica
  1. Cordas da Guitarra
  2. Simbologia dos dedos da mão direita
  3. Simbologia dos dedos da mão esquerda
  4. Exercício 1:
  5. Conta-se as cordas da Guitarra de baixo para cima nesta ordem: 1ª - Mi 2ª - Si 3ª - Sol 4ª - Ré 5ª - Lá 6ª - Mi p – Polegar i– Indicador m – Médio a – Anular Além dos dedos da mão direita, usamos a palheta (Com mais freqüência). Inicialmente, o movimento da palheta tem de ser alternado, isto é, atacando a corda de baixo para cima e depois de cima para baixo. Existem outros movimentos de palheta, tanto alternado quanto "Sweep", mas trataremos deste assunto mais adiante. 1 – Indicador 2 – Médio 3 – Anular 4 – Mínimo O polegar da mão esquerda deve situar atrás do braço da guitarra como função apoio, mais ou menos a noventa graus em relação à base do braço, evitando aparecer em relação à pessoa que está assistindo à sua frente.
Como exercício de mão esquerda, toque o dedo 1 da 1ª casa, o dedo 2 na 2ª casa e assim por diante, "atacando" a corda com a palheta para soar as notas da mão esquerda.
EXEMPLO:

Ascendente
1 - 2 - 3 - 4
1 _______________________________________________________1_2_3_4______________
T 2 _____________________________________________1_2_3_4________________________
A 3 ___________________________________1_2_3_4__________________________________
B 4 _________________________1_2_3_4____________________________________________
5 ______________1_2_3_4_______________________________________________________

6
_______1_2_3_4______________________________________________________________


4 - 3 - 2 - 1

1 __4_3_2_1___________________________________________________________________
T 2 ______________4_3_2_1_______________________________________________________
A 3 ___________________________4_3_2_1__________________________________________
B 4 _________________________________________4_3_2_1____________________________

5 _______________________________________________________4_3_2_1______________

6 ___________________________________________________________________4_3_2_1__

Capítulo 2: Tocando uma Guitarra
Esta parte pode parecer estúpida para quem já tem o mínimo de intimidade com o instrumento, mas, sinceramente, já vi pessoas que não têm nem noção de como segurar a guitarra! Para essas, temos esta parte aqui.

Primeiramente, posicione o instrumento numa posição que você sinta-se confortável (sugiro tocar sentado numa cadeira, para começar).

Treine algumas palhetadas (tocar com palheta, no começo, é muito mais fácil que dedilhado clássico): uma nota por corda, duas cordas ao mesmo tempo, licks em uma corda (como o famoso 1-2-3-4) e, finalmente, acordes.
Exercício "1-2-3-4":
e----------------------------------||
B----------------------------------||
G-------------------------etc...---||
D-----------------1-2-3-4--------||
A---------1-2-3-4----------------||
E-1-2-3-4------------------------||
Quando estiver palhetando as cordas, tente tocar entre a ponte ( peça metálica onde as cordas estão presas) e o início do braço; se palhetar muito perto da ponte, as notas soarão muito agudas e secas, enquanto muito perto do braço ou sob ele, as notas irão soar muito graves e cheias.

Mas para podermos entrar aos poucos nesse assunto devemos saber como interpretar as tablaturas. Veja abaixo a importância delas no começo do curso.

* Lendo tablaturas

As tabs são a forma de notação mais útil que já se inventou para instrumentos de corda, pois não é necessário saber nada de teoria musical para tocar.

Uma desvantagem é que não há possibilidade de marcar o tempo das notas com precisão, como numa partitura, mas isso é facilmente contornado se você conhecer a música.

Para interpretá-las, pense como num jogo de batalha naval, no qual existem as linhas e as colunas; na guitarra, são cordas e trastes. É mais fácil visualizar com um exemplo simples:
Intro/Riff principal de "Come As You Are" (Nirvana):

e---------------------------------:||
B---------------------------------:||
G---------------------------------:||
D-----------------------------:----||
A---------0---0---------2-----:---||
E-0-0-1-2---2---2-2-1-0---0-0-:||
Os números representam os trastes a serem apertados ("0" significa corda aberta, sem segurar nenhum traste) enquanto a mão da palheta toca a corda indicada. As cordas, você já aprendeu a denominação no item 1.
Intro de "The Man Who Sold The World" (Nirvana):
e-----------------------------------------------:||
B-----------------------------------------------:||
G-2-2-2-0--2h3p2p0-2-2-2-0--2h3p2p0-2-:||
D-----------------------------------------------:||
A-----------------------------------------------:||
E-----------------------------------------------:||

Existe nesse exemplo aparecem elementos novos, chamados hammer-on (h) e pull-off (p).

O primeiro consiste em tocar a primeira nota e apenas apertar a segunda (ex: em 2h3, toque a nota no traste 2 e apenas aperte o traste 3, aproveitando a vibração da corda, sem palhetar de novo).

O pull-off é o contrário: você deixa ambos os trastes pressionados, toca a nota e depois solta o dedo que estava segurando a nota que tocou. A segunda nota irá soar aproveitando a vibração da corda da primeira nota.
Intro de "Purple Haze" (Jimi Hendrix):
e-------------------------|----------------------------|--------------------|
B-------------------------|----------------------------|----------8b9------|
G-------------------------|----------------------------|-------7------------|
D-----------8--------8----|-----------8--------8-------|---/9---------7---|
A-------------------------|----------------------------|------------------- -|
E------6--------6---------|------6--------6------------|-------------------|

e--------------------------|
B--------------------------|
G--------------------------|
D--5----------------------|
A-----5-----5/7----------|
E--------0-----------------|

Nesse último exemplo, você irá aprender o bend (b) e o slide (/).

O bend consiste em tocar a nota e empurrar a corda em direção ao seu rosto, para produzir uma mudança de pitch da nota (elevá-la 1/4, 1/2 ou 1 tom, por exemplo; na tab mostrada, o bend é de 1/2 tom, ou um traste);

o slide é mais simples: toque a nota e deslize o dedo até a próxima (ex: em 5/7, toque o quinto traste e deslize o dedo para o sétimo, sem palhetar).


Capítulo 3: Afinação da Guitarra
Talvez a mais fundamental característica do instrumento: estar afinado. Sem a afinação em ordem, você dificilmente irá conseguir tocar alguma coisa. Em primeiro lugar, é necessário saber quais são as cordas (falando de afinação); elas são denominadas pela nota em que estão afinadas.

Da mais fina (corda 1) para a mais grossa (corda 6), temos o seguinte: E (Mi), B (Si), G (Sol), D (Ré), A (Lá), E (Mi) -- note que a afinação E da corda 1 é mais aguda do que a da corda 6. Para afinar a guitarra, faça o seguinte:
• Pegue o som da corda 6 (E grave) de uma outra guitarra, diapasão ou deste arquivo de som e gire a tarraxa até conseguir obter um som igual ao que você ouviu.

• Aperte a corda E grave no quinto traste ("casa" do braço) e toque esta e a corda A ao mesmo tempo. Ajuste a tarraxa da A até o som ficar igual ao da corda E grave apertada no quinto traste. Isso é facilmente perceptível pois quanto maior a vibração, mais fora da afinação a corda está.

• Repita o segundo item com as outras cordas, exceto a G, que deve ser apertada no quarto traste.
Se fez tudo certo, sua guitarra deve estar afinada e você pode prosseguir nos seus estudos.

OBS: Você pode usar sua pedaleira elétrica (Caso haja um afinador eletrônico embutido - geralmente as da marca Zoom têm - ou um diapasão caso tenha bastante dificuldade, mas lembre-se que saber afinar sem ajuda desses acessórios é fundamental já que numa roda de amigos ou em algum evento você não poderá contar com a ajuda deles e tem que improvisar).

Capítulo 4: Terminologias Musicais

Som
Onda sonora
Ruído
Silêncio
Melodia
Harmonia
Ritmo
Frequência
Duração
Timbre
Intensidade sonora
Acústica
Vibrar
Vibração
Vibrato
Altura
Tom
Tonalidade


Capítulo 5: Escalas
Esse é o capítulo que muitas pessoas, principalmente as mais experientes, aguardavam. Você pode achar estranho irmos entrando logo nesse assunto no início do curso, mas é que todo o bê-a-bá sobre Guitarra como posição das mãos, definições, postura, são semelhantes ao Violão. Portanto a dica que eu dou para aprendizagem da guitarra é que você faça também um estudo do Violão. E em nosso curso de Violão colocamos todo esse bê-a-bá detalhado.

Hoje em dia a maioria das pessoas que toca violão com certeza toca guitarra, principalmente aquelas que tocam violão elétrico e estão mais acostumadas com o som produzido. Portanto mãos à obra!

Em geral precisamos das escalas para fazer um solo enquanto alguém em outro violão ou teclado ou qualquer instrumento harmônico faz ao mesmo tempo uma base, a harmonia. 
É possível ainda solar fazendo junto a harmonia, o que dificulta um pouco mais a execução. É possível também solar e sugerir a harmonia apenas através do solo o que já é bem mais avançado. Mas o início de tudo é o estudo das escalas das quais a inicial tomaremos com dó maior. Lembra daquele som: do, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Pois é, essa aí é a escala que vamos começar a treinar. Existem duas questões básicas neste estudo que são: 
1) a execução da escala, ou seja saber o desenho dos dedos no braço do violão (que é um exercício físico, exige muita repetição) 
2) o uso da escala, ou seja saber em que casos ou circunstâncias aquela escala deve ser usada (que é um exercício mental, precisa ser decifrado pelo menos uma vez). 
Muito bem antes de mostrar o primeiro desenho da escala de dó maior, é importante que você saiba que vamos inicia-la na corda mais grave do violão que é o mi(6a corda) e não no dó, o que vai alterar o som da escala. Como assim? Se iniciassemos no dó o som seria esse que você já conhece, mas começando no mi a ordem está alterada apesar das notas serem as mesmas. 
A Escala Maior é uma escala heptadiatônica
  • Hepta - Pois possui 7 notas
  • Diatônica - Pois é uma sucessão de semitons.

  • Portanto os intervalos da escala maior são:
Tônica
2° maior
3° maior
4° justa
5° justa
6° maior
7° maior

É comum também o uso da 8° justa, que nada mais é a repetição da tônica.

Entre os graus III e IV, VII e VIII (3°M e 4°J / 7°M e 8°J respectivamente) o intervalo é de um semitom.
Entre os demais graus (ou notas) o intervalo é de um tom.

Ex.:
Escala Maior C (dó) 


MISOLSI
T2M3M4Jv6M7M8J
IIIIIIIVVVIVIIVIII



Reparem nos semitons entre III/IV e VII/VIII. (MI e FÁ - SI e DÓ)

Para entender melhor...

Tônica é a nota que dá tom à escala.

Tons: Os tons são as próprias notas musicais.
Para facilitar quando, falarmos em acordes ou tons, usaremos o modo de grafia de notas dos países anglo-germânicas, onde são utilizadas letras do alfabeto: 

C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Si

Então Escala de C = Escala Maior de Dó ou Escala de Dó Maior

Outras notações;

T - Tônica
2°M - segunda maior
4°J - quarta justa

Um outro exemplo:
Escala Maior de Sol (G) 


SOLSIMIFA#SOL
T2M3M4J5J6M7M8J


Dicas: 

  • Diga sempre os nomes das notas e o seu intervalo enquanto você digita a escala
  • Faça essas digitações em todos os outros tons, posi o "desenho" da escala é o mesmo, assim como os intervalos.
  • Inicie as duas primeiras digitações com o dedo 2, pois isso facilitará sua execução
Lembre-se que na mão direita o movimento é alternado em cada nota tocada (indicador, médio, indicador, médio).
Escalas Maiores: 
A-  lá   si   dó#   re   mi   fá#   sol#  lá
B-  si   dó#  ré#   mi   fá#  sol#  lá#   si
D-  ré   mi   fá#   sol  lá   si    dó#   ré
E-  mi   fá#  sol#  lá   si   dó#   ré#   mi
F-  fá   sol  lá    sib  dó   ré    mi    fá

  • Escala pentatônica Maior
Escalas pentatônicas são escalas contendo apenas 5 notas, elas surgiram com as músicas celtas, até hoje são dominantes nas músicas européias, possuem uma conotação triste, melosa e hoje em dia são encontradas em muitos tipos de música, como por exemplo o Blues, a Música Country, etc...

Existem 2 tipos básicos de escala pentatônica, a maior e a menor, ambas derivadas das escalas maiores e menores.
Nesta aula conheceremos mais a escala pentatônica maior.
Tomemos como exemplo a escala de A, que contem as seguintes notas:
A
B
C#
D
E
F#
G#
A
A escala pentatônica é obtida pela eliminação do IV e do VII graus da escala.Tem-se portanto uma escala derivada simplificada denominada pentatônica da lá maior:

I

II

III

IV

V

VI
A
B
C#
E
F#
A
           1 tom         1 tom          1 . 1/2         1 tom        1 . 1/2
Formada de duas tríades sendo a primeira composta de tom, tom, a segunda de tom, tom e separadas por tom e meio.
Veja mais exemplos:

I

II

III

IV

V

VI
C
D
E
G
A
C
           1 tom         1 tom          1 . 1/2         1 tom        1 . 1/2


I

II

III

IV

V

VI
D
E
F#
A
B
D
           1 tom         1 tom          1 . 1/2         1 tom        1 . 1/2

Todas Escalas estão no tom de Mi Maior
----------------------------------------7--9--12-|
-------------------------------5--7--9-----------|
-------------------------4--6--------------------|
----------------2--4--6--------------------------|
----------2--4-----------------------------------|
-0--2--4-----------------------------------------|
-------------------------------------12--14--16-|
-----------------------------12--14-------------|
------------------9--11--13---------------------|
-----------9--11--------------------------------|
-7--9--11---------------------------------------|
------------------------------------------------|

-------------------------7--9-|
----------------5--7--9-------|
----------4--6----------------|
-2--4--6----------------------|
------------------------------|
------------------------------|

Esta escala pode ser utilizada em substituição à escala maior para execução de solos e improvisos.



  • Escala pentatônica Menor
A escala menor é usada com muita frequencia em solos de blues, o que contribui para o caráter dúbio que este tipo de música possui. A escala de Am, relativa de C, possui todas as notas desta última escala, como a seguir:
Tomemos como exemplo a escala de A, que contem as seguintes notas:
A
B
C
D
E
F
G
A
A pentatônica menor é obtida pela eliminação do II e do VI graus e, pode também ser utilizada em substituição a escala diatônica menor em solos e improvisos.

I

II

III

IV

V

VI
A
B
D
E
F#
A
           1 tom         1 . 1/2          1 tom         1 tom        1 . 1/2
Formada de duas tríades compostas de tom, tom e meio separadas por 1 tom.
Veja mais exemplos:

I

II

III

IV

V

VI
C
D
F
G
A
C
          1 tom         1 . 1/2          1 tom         1 tom        1 . 1/2


I

II

III

IV

V

VI
D
E
G
A
B
D
           1 tom         1 . 1/2          1 tom         1 tom        1 . 1/2

Todas estas escalas estão no tom de A
|-------------------------------5--8-|
|-------------------------5--8-------|
|-------------------5--7-(8)---------|
|-------------5--7-------------------|
|-------5-(6)-7----------------------|
|-5--8-------------------------------|
|-----------------------------------3--5-|
|--------------------------3-(4)-5-------|
|--------------------2--5----------------|
|--------------2--5----------------------|
|----3--5-(6)----------------------------|
|-5--------------------------------------|

|---------------------------------------12--15-|
|-------------------------------13--15---------|
|-----------------------12--14-----------------|
|----------12-(13)--14-------------------------|
|-12--15---------------------------------------|
|----------------------------------------------|

|---------------------------------10-(11)-12-|
|-------------------------10--13-------------|
|------------------9--12---------------------|
|-----10--12-(13)----------------------------|
|-12-----------------------------------------|
|--------------------------------------------|

|-------------------------------------12--15-|
|-----------------------------13--15---------|
|---------------------12--14-----------------|
|-----10--12-(13)-14-------------------------|
|-12-----------------------------------------|
|--------------------------------------------|

Esta escala é excelente para solos de Blues, Rock, Jazz etc...



  • Escala Diatônica Menor
É uma escala de oito notas formada por 5 tons e 2 semi-tons, cuja oitava é sempre a repetição da tônica.
Escala Diatônica Menor Natural
Obedece o seguinte critério:
do 2º para o 3º 1/2 tom e do 5º para o 6º 1/2 tom

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII
C
D
D#
F
G
G#
A#
C
D
E
F
G
A
A#
C
D
A
B
C
D
E
F
G
A
Escala Diatônica Menor Harmonica
Obedece o seguinte critério:
do 2º p/ o 3º 1/2 tom, do 5º p/ o 6º 1/2 tom, do 6º p/ o 7º 1. 1/2 e do 7º p/ o 8º 1/2 tom.

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII
C
D
D#
F
G
G#
B
C
D
E
F
G
A
A#
C#
D
A
B
C
D
E
F
G#
A
Escala Diatônica Menor Melódica
Obedece o seguinte critério:
do 2º p/ o 3º 1/2 tom e do 7º p/ o 8º 1/2 tom

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII
C
D
D#
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C#
D
A
B
C
D
E
F#
G#
A

Todas Escalas estão em Ton de Lá Menor Harmônico
|----------------------------------------5--6--7-|
|----------------------------------5--6----------|
|-------------------------4--5--7----------------|
|-------------------6--7-------------------------|
|----------5--7--8-------------------------------|
|5--7--8-----------------------------------------|

|-------------------------------------1--4--5-|
|-------------------------------3--5----------|

|---------------------2--4--5-----------------|
|-------------2--3--6-------------------------|
|----2--3--5----------------------------------|
|-5-------------------------------------------|

|---------------------------------------------12--13--15--16-|
|---------------------------------12--13--15-----------------|
|-------------------------13--14-----------------------------|
|-------------12--14--15-------------------------------------|
|-12--14--15-------------------------------------------------|
|------------------------------------------------------------|

|----------------------------------8--10--12-|
|-----------------------9--10--12------------|
|----------------9--10-----------------------|
|-----9--10--12------------------------------|
|-12-----------------------------------------|
|--------------------------------------------|

|----------------------------7--8--10-|
|---------------------9--10-----------|
|-----------7--9--10------------------|
|-7--9--10----------------------------|
|-------------------------------------|
|-------------------------------------|
  • Escala Diatônica Maior
É uma escala de oito notas formada por 5 tons e 2 semi-tons, cuja oitava é sempre a repetição da tônica.
Obedece o seguinte critério:
do 3º para o 4º 1/2 tom e do 7º para o 8º 1/2 tom

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F#
G
A
B
C#
D
E
F#
G#
A
B
C#
D#
E
F
G
A
A#
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F#
G
A
B
C#
D
E
F#
G#
A
Cb
Db
Eb
E
Gb
Ab
Bb
Cb

Todas estas escalas estão no tom de G
|---------------------------------------------5--7--8-|
|------------------------------------5--7--8----------|
|---------------------------4--5--7-------------------|
|-------------------4--5--7---------------------------|
|----------3--5--7------------------------------------|
|-3--5--7---------------------------------------------|

|----------------------------------------2--3--5---|
|----------------------------------3--5------------|
|-------------------------2--4--5------------------|
|----------------2--4--5---------------------------|
|-------2--3--5------------------------------------|
|-3--5---------------------------------------------|

|------------------------------------------------12--14--15-|
|------------------------------------12--13--15-------------|
|------------------------11--12--14-------------------------|
|-----------10--12--14--------------------------------------|
|-10--12--14------------------------------------------------|
|-----------------------------------------------------------| 

|-------------------------------7--8--10--12--14--15-|
|---------------------7--8--10-----------------------|
|---------------7--9---------------------------------|
|-----7--9--10---------------------------------------|
|-10-------------------------------------------------|
|----------------------------------------------------|

|---------------------------------------8--10--12-|
|-------------------------------10--12------------|
|--------------------9--11--12--------------------|





|-----------------------------7--8--10-|
|-------------------7--8--10-----------|
|----------5--7--9---------------------|
|-5--7--9------------------------------|
|--------------------------------------|
|--------------------------------------|

|-------------------------5--7--8-|
|----------------5--7--8----------|
|-------4--5--7-------------------|
|-5--7----------------------------|
|---------------------------------|
|---------------------------------|
Escala nada mais é que uma  seqüência de notas sucessivas, separadas por tons e semitons. Dependendo da forma que estão organizados estes intervalos, nós obteremos um modo maior ou menor. 
- [tonal + i + dade]-conjunto de fenômenos harmônicos e melódicos que regem a formação das escalas e seu encadeamento, e decorrem diretamente de suas afinidades com um centro tonal, a tônica, e, pôr via indireta e secundária, da interdependência dos graus daquelas notas. tais atrações que umas notas ou graus exercem sobre outros, em determinados pontos da sequência. enquanto os tons são móveis, variando em altura: dó, dó # ou ré b, ré, ré # etc... e modo: maior, menor, dórico, lídio, etc... a tonalidade varia apenas quanto ao modo. atributo de sensação de cor que é diretamente associado a cor dominante de uma radiação policromática visível, matiz.
 - [do grego tónos, 'tensão' através do latim tonu]- tensão, tono, vigor. altura de um som: tom grave, tom agudo. qualidade sonora de uma voz humana: o tom de sua fala é suave. inflexão da voz: respondeu em tom áspero. cor, colorido, coloração, matiz, tonalidade. intervalo de 2a M formado pôr dois semi tons. altura de um som na escala geral dos sons: o tom diapasão oficialmente adotado é o lá de 440 vibrações duplas pôr segundo. no sistema tonal clássico é a escala ditônica em que está escrito um trecho musical; a palavra tônica deve preceder o nome da tônica dessa escala e o respectivo modo.
 - posição de um corpo acima de um ponto de refêrencia. propriedade de uma onda ou vibração sonora caracterizada pela frequência de vibração. - nos instrumentos de cordas, efeito técnico que consiste em produzir uma ligeira oscilação na altura de um som, afim de reforçar o valor expressivo das notas. - ato ou efeito de vibrar, oscilação balanço. tremor do ar ou de uma voz. - fazer tremular ou oscilar. deslocar, mover. pulsar, dedilhar, tanger, ferir: vibrar um instrumento de cordas. fazer soar: "o sino vibrou três badaladas." bater, pulsar. produzir sons, ecoar: "súbito um grito vibrou longo e agudo." ter som claro e distinto. - parte da física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 hertz. Essas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras. - fluxo de energia sonora através de uma superfície normal à direção de propagação da onda. - qualidade de um som caracterizada pelo conjunto de sons harmônicos que acompanham o fundamental. - tempo que uma coisa dura - [do latim frequentia]-em movimento periódico, número de oscilações onde vibrações realizadas pelo móvel na unidade de tempo. - [do grego rytmos 'movimento regrado e medido', pelo latim rhytmu]-movimento ou ruído que se repete, no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos: o ritmo das ondas, da respiração, da oscilação de um pêndulo, do galope de um cavalo; sucessão de movimentos ou situações que embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo; agrupamento de valores de tempo combinados de maneira que marquem com regularidade uma sucessão de sons fortes e fracos, de maior ou menor duração conferindo a cada trecho características especiais. - [do latim harmonia]-disposição bem ordenada entre as partes de um todo, consonância ou sucessão agradável de sons, arte e ciência que tem por objetivo a formação e o encadeamento dos acordes segundo as leis da tonalidade, do cromatismo, ou, modernamente, através do afastamento mais ou menos radical das categorias tonais. - [do grego melodía 'canto cadenciado', pelo latim melodia]-sucessão rítmica ascendente ou descendente de sons simples a intervalos diferentes , e que encerram certo sentido musical. - [do latim silentiu]-estado de quem se cala, interrupção, ausência de som. - [do latim rugitu]-qualquer interferência ou alteração na comunicação de uma mensagem. Interferência no som puro. - Onda de pressão que se propaga em um meio elástico tendo a frequência situada entre 20 e 20.000 hertz e que é a responsável pelos fenômenos acústicos.
 - [do latim sonu]-fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em um meio material elástico (especialmente o ar).Bom, neste capítulo irei enumerar abaixo as terminologias musicais mais importantes e   usadas no decorrer do aprendizado não só da guitarra mas como de qualquer instrumento. Preste atenção, pois poderá aparecer com um tempo esses conceitos e se você não souber destinguir tornará seus estudos mais difíceis.
 
Capítulo 6: A Arte de Solar
Ao contrário do que muitos pensam, solar exige muita técnica e um conhecimento profundo de escalas musicais, A maioria dos solos são compostos baseados em escalas musicais,  fazendo as adaptações adequadas, por isso,  nesta quero deixar a sua disposição as escalas mais conhecidas para lhe auxiliarem a melhor desenvolver um solo, e que além da guitarra é muito usado no violão e ainda pode ser feito no baixo, dependendo do modelo.
Obs.: A escala é executada da seguinte forma:
  1. De baixo do braço para cima.
  2. Da sexta corda para primeira.
  3. Ou seja, faça todas as notas de uma corda de cada vez, assim: faça todas as notas da Sexta corda, depois da Quinta e assim por diante! No sentido de baixo para cima e volte pelo mesmo caminho !

    Obs.: Você não é obrigado a seguir rigorosamente a escala, pode também tocar somente as notas que lhe convém e até pular de uma corda para outra, conforme você achar melhor !
 
  • Existem técnicas que quando executadas nos dão uma similação de efeitos sonoros, que podem ser usados para dar mais brilho e vida na música, os mais conhecidos são:
    1. LICK quando se tira 2 ou mais notas de uma única palhetada.
    2. BAND quando se faz uma nota em uma casa e puxa uma nota um tom mais alto puxando a corda.
    3. BAND INVERSO quando se faz uma nota em uma casa com a corda já puxada, depois você deixará de esticá-la.
    4. TWO-HAND deixar o indicador pressionando uma casa e fazer um revezamento com o anular da mesma mão e o dedo médio da mão direita, esse método é usado na guitarra e no baixo.
    5. HARMÔNICO é executado nas 5a, 7a e 12a casas, encostando de leve o dedo na corda, nas casas já mencionadas.
    6. SOLO é executado tocando apenas uma corda de cada vez, como na guitarra.
    7. FISICATTO é muito semelhante ao harmônico, só que é feito em qualquer casa, encostando a mão direita de leve nas cordas, mas o som não é tão claro, OBS: esse é um arranjo de guitarra!
    8. FEED BACK é um arranjo usado em guitarras, mas pode ser usado em alguns modelos de violão, segure a palheta de forma que quando você tocar o polegar direito toque de leve na corda para causar o efeito de grito!
    9. SLIDE é feito a nota em uma casa e puxamos uma outra nota na mesma corda em uma casa diferente arrastando o dedo para cima.
    10. SLIDE INVERSO é feito a nota em uma casa e puxamos uma outra nota na mesma corda em uma casa diferente arrastando o dedo para baixo.
    11. LIGADO é feito em uma das cordas tocando uma nota qualquer, depois você irá tirar duas ou mais notas alternando os dedos sem palhetar o instrumento.
Capítulo 7: A Tablatura

 
A Tablatura na Prática:
     A tablatura pretende representar uma progressão musical descrevendo o que deverá ser tocado em cada corda. Há seis linhas, uma para cada corda, sendo a primeira linha a correspondente à corda mais aguda, o Mi agudo (e), e sendo a última linha a do Mi grave (E). Entre estas encontram-se as correspondentes às outras cordas (B, G, D e A). Abaixo está um exemplo de uma tablatura vazia: Tipicamente, usa-se para desenhar cada corda o símbolo '-' repetido várias vezes até ao fim da linha. Há que ter especial cuidado para não escrever linhas demasiado longas, pois alguns computadores irão cortá-las e colocá-las na linha seguinte, o que arruina por completo a tablatura, tornando-a ilegível. Primeira lição: não usar linhas demasiado longas quando se escreve tablatura.

     No exemplo de tablatura dado acima, as cordas deverão encontrar-se afinadas normalmente, na afinação já explicada na
segunda lição. Isto porque foram usadas para identificar as cordas as letras eBGDAE. Note-se que o primeiro e foi escrito em minúsculas. Isto deverá ser feito para ajudar a diferenciar as duas cordas Mi. O e minúsculo indica a corda Mi aguda e o E maiúsculo indica a corda Mi grave. Contudo, muitas tablaturas não têm esta diferenciação, e então, temos que nos socorrer do facto de que a primeira corda é sempre (ou deverá ser sempre) a mais aguda. Note-se que outras afinações poderão ser indicadas. A letra no início de cada linha de tablatura indica que nota deverá produzir a corda correspondente quando tocada solta. Isto é importante, pois algumas músicas exigem afinações diferentes da normal (eBGDAE).

e|----------------------------------------------
B|----------------------------------------------
G|----------------------------------------------
D|----------------------------------------------
A|----------------------------------------------
E|----------------------------------------------
 
     Ao longo de cada linha irão ser escritas as notas que deverão ser tocadas na corda correspondente. O sentido esquerda->direita na leitura da tablatura significa o avançar do tempo. Neste aspecto, a tablatura é similar à pauta. As notas são representadas por um número que indica que divisão pisar, ou seja, antes de que trasto é que se deve colocar o dedo. Qual dedo? A tablatura não indica (normalmente) que dedo deve ser usado, tanto na mão esquerda para pisar as cordas como na mão direita para fazê-las vibrar. Outro defeito da tablatura. Mas geralmente a escolha do dedo é deixada ao critério do leitor. Veja-se um exemplo: O número 0 indica que se deve tocar a corda solta. Um 2 significa pisar a corda respectiva na segunda divisão, ou seja, antes do segundo trasto metálico, e por diante. Foi colocado um traço de intervalo entre cada nota para informar que as notas deverão ser todas tocadas com o mesmo intervalo temporal entre elas. Mas um traço representa quanto tempo?
     É esse o maior problema da tablatura: representar os intervalos de tempo e a duração das notas. Há pelo menos três métodos. O mais usado é o de dosear os traços de intervalo de modo a dar ao leitor a noção da distância temporal. Por exemplo, alterando um pouco a tablatura anterior:
Agora, sabemos que até ao primeiro 2 na corda Si (B) temos que dar sempre um dado intervalo igual entre cada nota. Após este 2 (que é um Dó sustenido, C#, como já deverá ser sabido!), há que fazer uma pausa de duração tripla da usada anteriormente entre as notas. Depois, toca-se a corda B solta (o símbolo 0 que vem a seguir aos três traços) e tocam-se as notas seguintes, mas agora com um intervalo entre elas duplo do usado inicialmente, devido ao uso de dois traços. Assim, consegue-se dar uma noção de relação entre os intervalos na mesma música, mas continuamos sem saber quanto tempo decorre em cada intervalo.

Infelizmente, este é um problema que fica geralmente por resolver. Dá tanto trabalho dosear os traços e escrever a tablatura que quase todos ficam por aqui em relação ao tempo da música. Contudo, há mais métodos, sendo um deles bastante bom, e que consiste em escrever por cima da tablatura uma linha separada com informação sobre o tipo de nota: mínima, semínima, colcheia, etc. Como não há notação definida sobre este método, o melhor é confiar na pessoa que escreveu a tablatura e esperar que ela tenha incluido alguma informação deste tipo com uma legenda para ajudar.

     Normalmente, a notação temporal numa tablatura é feita por simples dosear dos traços de intervalo. Assim, é óbvio que é bem mais fácil ler uma tablatura de uma música conhecida do que tentar ler uma de algo que nunca se ouviu. O objectivo principal da tablatura como ela é usada na Internet é precisamente o de informar como se deve tocar alguma música conhecida. Encontrar música erudita para guitarra na Internet não é fácil, sobretudo porque não é simples fazer passar ao leitor o ritmo de uma música desconhecida usando apenas tablatura.

e|-0-2-4-5-4-2-0---------------------------------
B|---------------4-2-0-2-4-5---------------------
G|-----------------------------------------------
D|-----------------------------------------------
A|-----------------------------------------------
E|-----------------------------------------------
 
e|-0-2-4-5-4-2-0---------------------------------
B|---------------4-2---0--2--4--5----------------
G|-----------------------------------------------
D|-----------------------------------------------
A|-----------------------------------------------
E|-----------------------------------------------
 


Capítulo 8: Os Acordes na Tablatura

 E como ficam os acordes numa tablatura?

Essa é uma pergunta cabeluda né? Nem tanto. Seu estudarmos com calma sem afobação e pessimismo, conseguiremos decifrar isso.

Bom, muito intuitivamente, se um acorde é um conjunto de notas que deve ser tocado simultaneamente, numa tablatura um acorde deverá consistir em vários números, todos na mesma coluna:
No exemplo dado, estão representados os acordes Lá menor (Am), Sol (G) e Dó (C). Como cada acorde consiste numa só coluna de números, isto significa que se devem fazer soar todas as cordas ao mesmo tempo.

Isto faz-se, por exemplo, percorrendo depressa todas as cordas com o polegar da mão que dedilha (geralmente a direita, para um guitarrista destro). Veja-se, por exemplo, cinco formas diferentes de tocar um acorde de Lá menor:
e|-0----------0--------------------0-------------------0------
B|-1---------1------------------1--------1-----------1---1---- G|-2--------2----------------2-----------2---------2-------2-- D|-2-------2--------------2--------------2-------2-----------2 A|-0------0------------0-----------------------0-------------0 E|-0-----0----------0-----------------------------------------    1     2          3                    4     5
A primeira forma é, como já vimos, para ser tocada percorrendo todas as cordas depressa com um ou mais dedos da mão direita. É claramente impossível tocar todas as seis cordas ao mesmo tempo sem ser desta maneira, pois quase ninguém tem seis dedos. Na segunda, o que se pretende é fazer o mesmo que anteriormente, percorrendo as notas da grave para a aguda, mas mais devagar.

A terceira já é um pouco diferente: há um traço de intervalo entre cada nota, e muito provavelmente, quando aparece uma forma similar a esta, o que se pretende é tocar as seis cordas, mas individualmente, ou seja, fazer vibrar as cordas uma após a outra, mas sem ser de uma só vez.

O dedilhado correcto faz-se usando o polegar da mão que dedilha para as três últimas cordas (as mais graves, D, A, E), usando o indicador para a corda G, o médio para a B e o anelar para a e. O mínimo não é usado. Na quarta forma temos apenas três notas para tocar. Comparando esta figura com a número 1, vemos que não dá para percorrer todas as cordas, pois há três que não devem ser tocadas. Assim, o que se pretende é puxar simultaneamente as cordas B, G e D com os dedos adequados enquanto a mão esquerda faz o acorde de Lá menor. A quinta forma representa o que se chama um arpeggio, ou seja, tocar as notas de um acorde num movimento de vai-vem.

Sempre que não há indicação em contrário, deve-se seguir a norma de cada dedo para cada corda. Inicialmente haverá alguma dificuldade em acertar com os dedos da mão direita nas cordas apropriadas, mas com algum treino chega-se lá.

O principiante tem sempre o hábito de usar apenas o indicador e o polegar, por exemplo, para fazer todos os dedilhados. É um mau hábito que não leva a lado nenhum. Mais tarde, é difícil aprender a tocar como deve ser, usando dedos separados para cordas distintas.
Capítulo 9 : Aspectos técnicos da Guitarra
Vamos esfriar um pouco a cabeça, já que esse assunto de solos e tablaturas deixa a gente totalmente confuso, ainda mais quando se é iniciante. Nós analisamos isso tudo e aí pinta aquela vontade de não querer mais aprender guitarra né? Mas relaxe e vamos então a um tema mais light e fundamental para o futuro de seu instrumento.
Iremos esclarecer algumas dúvidas sobre a parte técnica da guitarra. Seria impossível, contudo, abranger todos os aspectos, pois as variáveis numa guitarra são enormes. Tipos diferentes de "captadores", "pontes", "trastes" e "tarrachas" alteram completamente o instrumento, isso sem contar, é claro, com o fator mais importante, que faz com que uma guitarra seja diferente da outra: a madeira.

O Importante para uma boa regulagem é ter conhecimento absoluto do que se tem em mãos, bem como saber até onde se pode chegar com o instrumento, pois toda guitarra tem os seus limites. Por exemplo, torna-se impossível conseguir num braço de guitarra fino tipo Jackson, uma boa estabilidade com um encordoamento 0.10.ou então, colocar uma ponte Floyd Rose numa Fender sem trava. Coisas desse tipo são imcompatíveis e, portanto, a primeira providência a ser tomada é adaptar o seu instrumento aos recursos compatíveis. Aqui seguem, ao meu ver, as principais dúvidas:

  • Encordamento para Diferentes tipos de braço
O importante é usar sempre o mesmo tipo de encordoamento. Pra braços finos, é mais cômodo usar cordas 0.9, enquanto que para guitarras tipo Gibson e Fender, pode-se usar tranqüilamente 0.10 ou  até 0.12.

A diferença é que cordas mais grossas têm mais "sustain", mais brilho. Aliás, para quem for gravar uma demo ou um cd, aqui vai uma dica: usar encordoamento 0.10 ou 0.11 para base, o efeito é bem legal!! Por outro lado para guitarristas mais tecnicos, cordas 0.10 são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping", por exemplo.
Guitarras mais modernas, com 24 casas, tipo Jackson e Ibanez, têm um braço "fino" e, como qualquer guitarra, sofrem muito a influência da temperatura, sobretudo aqui no Brasil, onde, num só dia, faz calor e frio, faz sol e chove, as guitarras demoram um tempo para se estabilizarem. O braço da guitarra é uma espécie de termômetro; basta uma mudança de temperatura, para ele também se alterar. E não existe nada mais frustrante e desagradável do que um braço "empenado". Portanto, aqui vão algumas dicas para saber se o braço de sua guitarra está ou não empenado.
Alinhe a guitarra de modo que se possa vê-la numa linha reta, podendo-se notar uma curva, para frente ou para trás, o braço está "empenado". Um outro detalhe: se um lado estiver mais empenado que o outro, o braço está "torcido"! Um grave problema. Outra forma usada consiste em pressionar, ao mesmo tempo, a primeira e a última casa do braço da guitarra .Olhando para o centro do braço, se a corda estiver alta, o braço está empenado.
Corrigir esse problema até que é simples, mas deve-se tomar cuidados importantissimos!! Por isso é importante conhecer bem o instrumento, para que outros problemas sejam evitados. Por exemplo, se o tensor já foi por demais utilizado - porque também ele tem um limite - está mais do que na hora de trocá-lo ou comprar outro braço.
O "Tensor" é uma espécie de barra de ferro que, localizando-se no interior do braço da guitarra, mais especificamente entre a escala e a parte de trás do braço, tem a função de tensioná-lo. A ponta do tensor (bucha) geralmente fica no "head stock" da guitarra, mas em algumas delas, pode localizar-se no começo do braço. Nesse caso, é preciso tirar o braço, para que se possa regular. Apertando (sentido horário) corrige-se a "empenada" para frente, enquanto que ao soltar está se corrigindo a "empenada" para trás. A "empenada" para frente dá aquela sensação que as cordas estão muito altas, a "empenada" para trás faz com que a guitarra "trasteje" muito (aquele som de lata). É importante checar se esse problema existe, pois se o braço estiver "empenado" ou "torcido" e assim permanecer por muito tempo, será difícil consertá-lo, porque ele poderá se estabilizar nessa situação.
Um outro cuidado básico é como guardar a guitarra -com a frente dela sempre voltada para a parede ou para o chão- pois assim você não se estará colocando mais pressão além das cordas sobre o braço.

Como já foi dito, guitarristas técnicos gostam das cordas "coladas" no braço, isto é, bem próximas a ele, mas reclamam que "trastejam" demais. É impossível uma ação de corda baixa sem "trastejo", mas ao meu ver, mesmo "trastejando", contanto que as notas não sejam "engolidas", não há motivo para se preocupar, procure sempre um bom "luthier"(pessoas especializadas em regulagens de instrumentos) para cuidar desse assunto.

  • Regulagens de Pontes
Uma outra dúvida comum existente refere-se à regulagem da ponte da guitarra, mais especificamente as Floyd Rose com "back box", pequena abertura na parte de trás da ponte, que possibilita "alavancar" para cima.
As pontes são sustentadas pôr molas, que podem deixar a alavanca mais macia ou dura, como também a regulam para diferentes afinações e tensões de corda. As pontes do tipo Fender são mais simples para regular. Desejando a alavanca mais macia basta retirar uma mola. Nesse caso, deve-se apertar aqueles dois parafusos que sustentam as molas, pois a ponte tem que estar sempre alinhada ao braço. Com relação às pontes floyd Rose com back box, o problema é mais complicado.

Se a ponte estiver desalinhada, dois fatores podem concorrer para isso: afinação e tipo de corda. Hoje em dia é muito comum bandas de rock tocarem meio-tom abaixo da afinação tradicional (440 hz - d# g# c# f# a# d#). Além do peso de certa maneira é até mais cômodo para tocar.
As guitarras vêm sempre de fábrica afinadas em 440 hz. Para regulá-la meio tom abaixo o procedimento é o seguinte: soltar os parafusos da ponte (mas não muito), dar umas 4/5 voltas e afinar. No final a ponte tem que estar alinhada. Para o processo inverso, ou seja, afinar em 440hz guitarras reguladas meio tom abaixo, aperte os parafusos, ao invés de soltá-los. Vale a pena dizer que bandas tipo Sepultura tocam até 2 tons abaixo!!
Com relação ao encordoamento, o problema surge quando se quer trocar de tipo de corda. Por exemplo, para passar de de 0.9 para 0.10 ou o contrário. O procedimento é semelhante ao anterior: para afinações ou tensões altas, aperte os parafusos, para baixas, solte-os, sempre igualmente.
Seria importante também ressaltar sobre a  regulagem de "oitava". Nas pontes, existem pequenos parafusos, que servem para se avançar ou recuar o rastilho pôr onde passam as cordas. Com um afinador, toque a corda solta e, em seguida, na casa 12. Se der diferença, solte o parafuso e recue o rastilho ou avance até chegar no ponto. Esse procedimento é importante poque quando as "oitavas" não estão reguladas você poderá estar fazendo um solo é ter aquela sensação de coisa na trave apesar dos acordes estarem perfeitos. Esta é uma das dicas que muitos guitarristas que estão no meio musical passaram pra mim.
 

Capítulo 10: A Técnica da Palhetada

Bom no capítulo 7 vimos como seria a arte de solar. Descrevemos também algumas técnicas que dão origem aos efeitos sonoros. Este capítulo tem o intuito de complementar aquele, pois abordaremos as principais técnicas de palhetada, mas com exemplos e exercícios. Vamos a elas.
  • Palm Mute ou Cordas Abafadas
Consiste em dar a palhetada encostando levemente a parte inferior da mesma mão que palheta nas cordas bem proximo ao cavalete (parte que fixa as cordas). Veja exemplo abaixo extraído da musica "flash of the blade" , do album Powerslave do IRON MAIDEN . O p.m. significa palm mute, cordas abafadas.
> > > > > >
p.m. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[----------------|---------------|---------------]
[+---------------|---------------|---------------]
[----------------|---------------|---------------]
[+2-2-2-2-2-2-2-2|2-2-2-2-2-2-2-2|5-5-5-5-5-5-5-5]
[-0-0-0-0-0-0-0-0|0-0-0-0-0-0-0-0|3-3-3-3-3-3-3-3]
[----------------|---------------|---------------]
> > > > > >
p.m. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[-----------------|----------------|----------------]
[+----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|----------------]
[+4-4-4-4-4-4-4-4-|3-3-3-3-3-3-3-3-|3-3-3-3-3-3-3-3-]
[-2-2-2-2-2-2-2-2-|1-1-1-1-1-1-1-1-|1-1-1-1-1-1-1-1-]
[-----------------|----------------|----------------]
p p    p.m.. . . . . . . . . . . . . 
[-----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|----------------]
[---------------2-|(2)-------------|----------------]
[----------^----2-|(2)2-2-2-2-2-2-2|2-2-2-2-2-2-2-2-]
[--^------3-2---0-|(0)0-0-0-0-0-0-0|0-0-0-0-0-0-0-0-]
[-1-0-3-0-----3---|----------------|----------------]
> > > > > >
p.m. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[-----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|----------------]
[-2-2-2-2-2-2-2-2-|5-5-5-5-5-5-5-5-|4-4-4-4-4-4-4-4-]
[-0-0-0-0-0-0-0-0-|3-3-3-3-3-3-3-3-|2-2-2-2-2-2-2-2-]
[-----------------|----------------|----------------]
> > > >
p.m. . . . . . . . . . . . . . .
[-----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|----------------]
[-----------------|----------------|--------------2-]
[-3-3-3-3-3-3-3-3-|3-3-3-3-3-3-3-3-|---------^----2-]
[-1-1-1-1-1-1-1-1-|1-1-1-1-1-1-1-1-|-----^--3-0---0-]
[-----------------|----------------|1-0-3-0-----3---]
 
  • Como segurar a Palheta (Pick) e Palhetada Alternada
Segure a palheta de modo a obter firmeza e que lhe permita tocar com velocidade, para isso indico tocar segurando a palheta entre o polegar e os dedos indicador e medio. Eddie Van Halen , um dos pais da guitarra metálica, segura a palheta com o médio, o que facilita aplicar os harmonicos (descrito aqui tbm).
E a palhetada alternada é um modo de bater a palheta nas cordas de maneira que você obtenha uma máxima rapidez. Aqui abaixo mostro um exemplo, que deve ser executado alternando uma palhetada para baixo, outra para acima, outra para baixo, outra para cima, e assim por diante. Convencionei ^ como palhetada para cima, _ como palhetada para baixo. Ouça o exemplo em realplayer e confira tocando alternadamente, e em apenas uma direção.
^ _ ^ _ ^ e assim por diante...
E|-----------------------------------------------------------
B|---------------------------------9-9-9-9-11-11-11-11-12-12-
G|-9-9-9-9-11-11-11-11-12-12-12-12---------------------------
D|-----------------------------------------------------------
A|-----------------------------------------------------------
E|-----------------------------------------------------------
E|-------7-7-7-7-8-8-8-8-
B|-12-12-----------------
G|-----------------------
D|-----------------------
A|-----------------------
  • Slide (Deslizada)
Consiste em deslizar o dedo no braço de uma posição para outra, de uma nota para outra. Veja o exemplo abaixo. apertando na casa 2, desliza até a 10, da 6 desliza até a 7, etc. Ouça o exemplo, extraído do pré-chorus da musica Powerslave do album do mesmo nome, clicando aqui (formato realplayer).
Prechorus
------------------------------------------------
------------------------------------------------
------------------------------------------------
-2/10---6/7--6----3----2/10---6/7---6---3-----
------------------------------------------------
------------------------------------------------
  • Bend
O bend consiste em você fazer uma nota, espichar a corda de maneira que ela soe como a próxima nota, pode ser full (bend completo), o que consiste em soar como dois frets (trastes) mais próximos do corpo da guitarra ou half (meio bend), soa como um fret mais agudo apenas. A notação varia, esteja atento na tablatura para a explicação da notação.
E|-7b8-7b8-7b8-7b8-8b10-
B|----------------------
G|----------------------
D|----------------------
A|----------------------
E|----------------------
  • Vibrato
Você tensiona a corda como se fosse um bend, só que rápidamente, indo e voltando. O simbolo mais usual é mesmo o ~ (til).
E|-------------12-15~
B|----------13-------
G|-------14----------
D|----14-------------
A|-12----------------
E|-------------------
  • Hammer on
Poderia chamar de martelada. A idéia é esta, você martela com o dedo no braço da guitarra produzindo som sem dar palhetada. A notação normal é H, de hamer on. Por exemplo, 7h9h10 significa que você tem um dedo na casa 7, e com outro bate na casa nove e depois com outro ainda bate na casa 10. Veja o exemplo abaixo nesta trecho da escala locrian em B (si).
h = hammer-on
E|-----------------------------
B|-----------------------------
G|----------------------7h9h10-
D|---------------7h9h10--------
A|--------7h8h10---------------
E|-7h8h10----------------------
  • Pull Off
Pull off é o complemento natural do hammer on. Você desta vez retira o dedo, produzindo o som. Vamos aproveitar a mesma escala do exemplo anterior, só que voltando.
p = pull-off
E|-----------------------------
B|-----------------------------
G|-10p9p7----------------------
D|--------10p9p7---------------
A|---------------10p8p7--------
E|----------------------10p8p7-
  • Tapping
Tapping consiste em você combinar hammer ons e pull offs utilizando as duas mãos, não utilizando a palheta. No Lick exemplo abaixo, eu utilizo o dedo indicador da mão direita para pressionar as casas 8 e 10. Não esquecendo que H é hammer on e P é de Pull off (vide os mesmos nesta página).
E|-0h5h8p5-0h5h8p5--0h5h8p5--0h5h8p5--0h5h10p5--0h5h10p5--0h5h10p5--
B|-------------------------------------------------------------------
G|-------------------------------------------------------------------
D|-------------------------------------------------------------------
A|-------------------------------------------------------------------
E|-------------------------------------------------------------------
E|-0h5h10p5-
B|----------
G|----------
D|----------
A|----------
E|----------
  • Harmonics - Harmonicos
Você pode criar um harmonico natural (natural harmonic - NA) tocando no fret correspondente a uma oitava acima da nota tocada. por exemplo, se eu toco uma nota na casa 3, devo encostar levemente o dedo na casa 15 (12 casas, uma oitava).
E|----------NH
B|-------NH-9-
G|----NH-7----
D|-NH-5-------
A|-3----------
E|------------
Esses exercícios são para treino da "palhetada" alternada, ou seja, primeira palhetada para cima, a seguinte para baixo, ou vice versa. A primeira dica importante é prestar atenção na postura da mão direita, e sempre executar os exercícios da forma ascendente (primeira palhetada para cima) e descendente (primeira palhetada para baixo), então cada exercício se transforma em dois.
Os exercícios são mostrados por números, essa numeração corresponde a numeração de cordas, para os iniciantes essa explicação estará na parte de teoria básica. Todas as formas dos exercícios devem ser tocadas ida e volta EX: O exercício 1 estará escrito: 1-2-3-4-5-6, mas na verdade lê-se: 1-2-3-4-5-6-5-4-3-2-1. As formas estarão divididas em grupos de 5 exercícios, sendo aconselhável treinar dois dias cada grupo. Mãos(direita) à obra!!!!
A-1-2-3-4-5-6
B-1-1-2-2-3-3-4-4-5-5-6-6
C-1-1-1-2-2-2-3-3-3-4-4-4-5-5-5-6-6-6
D-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-4-4-5-5-5-5-6-6-6-6
E-1-2-1-2-2-3-2-3-3-4-3-4-4-5-4-5-5-6-5-6
F-2-1-2-1-3-2-3-2-4-3-4-3-5-4-5-4-6-5-6-5
G-1-2-3-2-2-3-4-3-3-4-5-4-4-5-6
H-4-4-5-6-3-3-4-5-2-2-3-4-1-1-2-3
I-1-2-1-2-3-2-3-2-2-3-2-3-4-3-4-3-3-4-5-4-5-4-4-5-4-5-5-6
J-1-2-1-2-3-2-3-2-3-4-3-4-5-4-5-4-5-6-5-6
L-1-2-2-3-4-4-5-6-6
M-1-1-2-3-3-4-5-5-6
N-1-2-2-2-3-4-4-4-5-6-6-6
O-1-1-1-2-3-3-3-4-5-5-5-6
P—6-5-4-5-4-3-4-3-2-3-2-1
Q-4-5-6-3-4-5-2-3-4-1-2-3
R-6-5-4-3-5-4-3-2-4-3-2-1
S-3-4-5-6-2-3-4-5-1-2-3-4
T-1-1-2-3-4-4-5-6
U-11-2-33-4-5-6-6
V-1-1-2-3-2-2-3-4-3-3-4-5-4-4-5-6
X-1-2-3-3-2-3-4-4-3-4-5-5-4-5-6-6
Z-1-1-1-2-3-4-2-2-2-3-4-5-3-3-3-4-5-6
A*-1-2-3-4-4-4-2-3-4-5-5-5-3-4-5-6-6-6
B*-1-1-1-1-2-3-4-5-2-2-2-2-3-4-5-6
C*-1-2-3-4-5-5-5-5-2-3-4-5-6-6-6-6
D*-1-1-1-1-2-2-3-3-2-2-2-2-3-3-4-4-3-3-3-3-4-4-5-5-4-4-4-4-5-5-6-6
E*-1-1-2-2-3-3-3-3-2-2-3-3-4-4-4-4-3-3-4-4-5-5-5-5-4-4-5-5-6-6-6-6
F*-1-3-2-4-3-5-4-6
G*-3-1-4-2-5-3-6-4
H*-1-1-3-3-2-2-4-4-3-3-5-5-4-4-6-6
I*-3-3-1-1-4-4-2-2-5-5-3-3-6-6-4-4-
J*-1-1-1-3-3-3-2-2-2-4-4-4-3-3-3-5-5-5-4-4-4-6-6-6
L*-3-3-3-1-1-1-4-4-4-2-2-2-5-5-5-3-3-3-6-6-6-4-4-4
M*-1-1-1-1-3-3-3-3-2-2-2-2-4-4-4-4-3-3-3-3-5-5-5-5-4-4-4-4-6-6-6-6
N*-3-3-3-3-1-1-1-1-4-4-4-4-2-2-2-2-5-5-5-5-3-3-3-3-6-6-6-6-4-4-4-4
O*-1-4-2-3-2-5-3-4-3-6-4-5
P*-3-2-4-1-4-3-5-2-5-4-6-3
Q*-1-2-2-1-2-3-2-3-2-2-3-4-3-4-4-3-4-5-4-5-5-4-5-6-5-6-6
R*-2-1-1-2-3-2-2-5-4-3-3-4-5-4-4-5-6-5-6
S*-1-1-1-1-1-1-2-2-2-3-3-3-4-4-4-4-4-4-5-5-5-6-6-6
T*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-3-4-5-6
U*-1-1-1-1-1-1-2-2-2-3-4-5-2-2-2-2-2-2-3-3-3-4-5-6
V*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-4-4-4-4-4-4-5-5-5-5-6-6-6-6
X*-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-2-2-3-3-4-4-2-2-2-2-2-2-2-2-3-3-3-3-4-4-5-5-3-3-3-3-3-3-3-3-4-4-4-4-5-5-6-6
Z**-1-6-2-5-3-4
A**-1-1-6-6-2-2-5-5-3-3-4-4-
B**-1-1-1-6-6-6-2-2-2-5-5-5-3-3-3-4-4-4-
C**-1-1-1-1-6-6-6-6-2-2-2-2-5-5-5-5-3-3-3-3-4-4-4-4
D**-1-1-3-3-3-3-2-2-4-4-4-4-3-3-5-5-5-5-4-4-6-6-6-6
E**-1-1-1-1-3-3-2-2-2-2-4-4-3-3-3-3-5-5—6-6
F**-1-2-2-3-3-3-4-5-5-6-6-6
G**-1-2-2-3-4-5-5-6
H**-1-1-1-2-2-3-4-4-4-5-5-6
I*--1-3-3-2-4-4-3-4-5-4-5-6
J**-1-1-3-2-2-4-3-4-5-4-5-6-
L**-1-2-3-2-3-4-3-5-5-4-6-6
M**-1-2-3-2-3-4-3-3-5-4-4-6
N**-1-2-1-3-1-4-1-5-1-6
O**-6-5-6-4-6-3-6-2-6-1
P**-2-2-2-2-1-1-1-3-3-5-5-5-5-4-4-4-6-6
Q**-3-3-3-3-1-1-2-2-2-4-4-4-4-2-2-3-3-3-5-5-5-5-3-3-4-4-4-6-6-6-6-4-4-4-5-5
R**-2-1-2-2-2-3-2-4-2-5-2-6
S**-1-1-1-1-1-1-1-1-2-2-3-3-3-4-4-4-4-4-4-4-4-5-5-6-6-6
T**-4-4-5-5-1-1-2-2-5-5-6-6-2-2-3-3
Capítulo 11: Exercícios para mão e punhos
Nesse capítulo faremos uma abordagem sobre um assunto bastante importante para dar elasticidade as suas mãos e ao mesmo tempo fazer com que elas fiquem relaxadas e não force tanto os nervos a fim de que possa vir futuramente a ter problemas musculares.
Muitas vezes, quem está começando agora e não tem experiência necessária pra dosar, acaba desistindo devido as fortes dores que as mãos e punhos sofrem com as pestanas e solos.

Então, fique ligado nessas dicas. Vamos a elas:

1. Abra as mãos e encoste as palmas em "posição de rezar". Com os dedos juntos, flexione os punhos e comprima uma mão contra a outra (frente do peito).
2. Aperte dedo contra dedo, alongando-os

- polegar contra polegar
- indicador contra indicador
- médio contra médio
- anular contra anular
- mínimo contra mínimo.

Obs: este exercício pode ser feito com todos os dedos ao mesmo tempo.

3. Aperte o dedo polegar cotra o indicador e estique (mesma mão). Ainda com o polegar, faça o mesmo contra os dedos: médio, anular e mínimo.
4. Cruze dedo com dedo e puxe (gancho)

- polegar com polegar
- indicador com indicador
- médio com médio
- anular com anular
- mínimo com mínimo.

5. Cruze dedo com dedo em gancho, alternando-os.

Ex: polegar com médio, anular com mínimo

Obs: A variedade fica por conta de cada um

6. Feche bem a mão, como se estivesse segurando algo com força. Estique bem os dedos.ista na dica 20 (lembre-se: para um melhor resultado, cada exercício deve ser
7. Abra bem os dedos, afastando-os o máximo possível. Feche os dedos, apertando-os com a mão esticada (ligeiro apoi na mesa).
8. Faça "ondas" com os dedos.
9. Gire os punhos em círculo, com as mão soltas no sentido horário e anti-horário.
10. Balance as mãos.

 

Exercícios de Palhetada
  • Braços empenados e tensores

e|-0---3---0-
B|-1---3---1-
G|-2---0---0-
D|-2---0---2-
A|-0---2---3-
E|-0---3---0-

A tablatura nada mais é do que  um método gráfico de escrita musical bastante antigo. Com o aparecimento dos primeiros instrumentos de cordas este método foi logo adoptado devido ao seu carácter extremamente prático e intuitivo. Na realidade, aprende-se a ler tablatura muito depressa. Este método é bastante mais simples e directo que a pauta. Porém, há algumas graves desvantagens no uso exclusivo da tablatura.

     Historicamente, a tablatura foi posta de parte como mecanismo de escrita musical para instrumentos de cordas pois não conseguia fornecer adequadamente toda a informação como consegue uma pauta. Ao nível da música erudita, a pauta é usada para quase todos os instrumentos, e salvo algumas diferenças na notação auxiliar, uma pauta é sempre uma pauta, quer seja para piano, guitarra ou violino. Depois, o executor de cada instrumento, lendo a pauta, aplica a informação nela contida ao seu caso particular. Porquê então a tablatura? Porque é simples, prática e sobretudo, porque é fácil de colocar em suporte informático. Como a tablatura apenas necessita de símbolos simples como letras, traços e números, pode ser escrita facilmente num computador e colocada como texto normal na Internet, onde todos podem lê-la e interpretá-la facilmente. É extremamente difícl colocar uma pauta na Internet, pois é sempre necessário um programa para interpretar os símbolos como colcheias, claves, entre outros.

     Assim, com o aparecimento da informática, e sobretudo da Internet, a tablatura foi recuperada como mecanismo de escrita musical. Hoje em dia, na Internet, acha-se sobretudo tablaturas não clássicas, ou seja, de solos de guitarra eléctrica ou dedidlhados de guitarra acústica. É raro alguém dar-se ao trabalho de transcrever pautas para tablatura. Porém, há grandes vantagens em o fazer. A maior é a de divulgar ao principiante o fascínio da música erudita para guitarra, pois a tablatura é bem mais simples de ler, e é raro o principiante que se aventura na pauta. É, contudo, mais fácil para alguém que já consegue tocar algumas peças de guitarra clássica em tablatura, "fazer o salto" para a leitura da pauta. Mas para a maioria das pessoas o verdadeiro objectivo a alcançar é o de conseguir ler a tablatura para poder tocar "aquele solo", ou o início "daquela música". Com este texto, será, penso eu, possível aprender a ler e a escrever tablatura sem muito esforço.


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