Como Tocar Violão


Introdução:
Essa seção tem como alvo principal, pessoas que estão começando a tocar, tocam a pouco tempo ou estão interessadas em saber algo mais. Lembramos que este curso serve apenas para dar uma introdução na arte de tocar violão.
É de extrema importância, que você saiba que violão é um instrumento bastante complicado e desistimulante para quem está aprendendo a tocar, os dedos doem, as notas parecem horríveis, você não sabe o que fazer com a mão direita e nem tem coordenação para fazer alguma coisa com a esquerda!
Mas não se preocupe, isso tudo é normal no início, temos que ter paciência, aprender violão demora no mínimo 7 mêses e você só vai achar que sabe alguma coisa, mais ou menos 1 ano depois! Para isso é necessário muito treino e disposição. Aos poucos vou incluindo mais coisas que por ventura encontrar aqui em meu material didático.

Fonte: Mini Curso de Violão MVHP

VIOLÃO
Capítulo 1: Iniciação ao violão
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.

Melodia
- Combinação de sons sucessivos;

Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:
Violão Cifrado
O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado
Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
*Partes do violão

violao
1 - Tampo
Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoride varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento.
2 - Rastilho
Parte do instrumento que se prende as cordas
2 - Cavalete
Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.
3 - Boca
Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.
4 - Cordas
Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa precionada no braço do instrumento.
5 - Braço
Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes.
6 - Trastes
Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas.
7 - Casas
Indicam exatamente a localização das Nota musicais.
8 - Pestana
Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas.
9 - Tarachas
Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade.
10 - cabeça
Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.

*MÃOS

Dedos da mão esquerda
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo
Dedos da mão direita
P - Polegar
I - Indicador
M - Médio
A - Anular

*Afinação Tradicional
Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:

MI |------------------------------------------------
LA |------------------------------------------------
RE |------------------------------------------------
SOL|------------------------------------------------
SI |------------------------------------------------
MI|------------------------------------------------

Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que emite a nota LA (440 Hertz).


Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão.
Obtendo na quinta casa corda 1 a nota La
Obtendo na corda 1 corda solta a nota Mi

Agora pressionamos na segunda corda a quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda.
Obtendo na quinta casa corda 2 a nota Mi
Obtendo na corda 2 corda solta a nota Si

A seguir pressionamos na terceira corda a quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda.
Obtendo na quinta casa corda 3 a nota Si
Obtendo na corda 3 corda solta a nota Sol

Continuando pressionamos na quarta corda a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda.
Obtendo na quinta casa corda 4 a nota Sol
Obtendo na corda 4 corda solta a nota Re

Vamos pressionamos na quinta corda a quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda.
Obtendo na quinta casa corda 5 a nota Re
Obtendo na corda 5 corda solta a nota La

Finalmente pressionamos na sexta corda a quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda.
Obtendo na quinta casa corda 6 a nota La
Obtendo na corda 6 corda solta a nota Mi
Você pode também começar a afinação usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas.

* Cifras
As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.

                                             Notas              Cifras
La                     A
Si                      B
Do                     C
Re                      D
Mi                       E
Fa                       F
Sol                       G

OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo  melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.

* Acordes
É a produção de varios sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.
Observe como exemplo estas combinações:
DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI
Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior.
No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:
C (Do Maior)               
 
     |-----|-----|-----|:E
   b|--3--|-----|-----|:A
     |-----|--2--|-----|:D
   . |-----|-----|-----|:G
   . |-----|-----|--1--|:B
   . |-----|-----|-----|:e


As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais
são os trastes

     |-----|-----|-----|:E
     |-----|-----|-----|:A
     |-----|-----|-----|:D
     |-----|-----|-----|:G
     |-----|-----|-----|:B
     |-----|-----|-----|:e  <- cordas
  Trastes 
     
Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:

1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular 
4 - Mínimo 

As letras representam as cordas do instrumento 

     |-----|-----|-----|:E -> 6ª Corda Mi mais grave 
   b|-----|-----|-----|:A -> 5ª Corda La
     |-----|-----|-----|:D -> 4ª Corda Re
   . |-----|-----|-----|:G -> 3ª Corda Sol
   . |-----|-----|-----|:B -> 2ª Corda Si
   . |-----|-----|-----|:e -> 1ª Corda Mi mais agudo

A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico
representam os dedos da mão direita posicionados sobre
as cordas.
O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota
mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas
4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.

* Posições corretas das mãos
Mão direita

No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento

      |-----|-----|-----|:E
   P |--3--|-----|-----|:A
      |-----|--2--|-----|:D
   I  |-----|-----|-----|:G
   M |-----|-----|--1--|:B
   A |-----|-----|----- |:e
  
Polegar   -P  Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde
Indicador -I  Atinge a Corda 3
Médio     -M  Atinge a Corda 2
Anular    -A  Atinge a Corda 1


A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma
espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea
sem forçar e sem retesar os nervos.

O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo
aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador.
Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador
posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1.

Como TocarFig. 1
Mão esquerda

O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos
sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2.
A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse 
o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço
do instrumento.

Fig. 2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível,
isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3.

Fig. 3

* Primeiros acordes para estudar

 A (La Maior)                  Am (La Menor)
 
     |-----|-----|-----|:E          |-----|-----|-----|:E
   b|-----|-----|-----|:A       b|-----|-----|-----|:A
     |-----|--1--|-----|:D         |-----|--2--|-----|:D
   . |-----|--2--|-----|:G       . |-----|--3--|-----|:G
   . |-----|--3--|-----|:B       . |-----|-----|--1--|:B
   . |-----|-----|-----|:e       .  |-----|-----|-----|:e


 A7 (La Maior com sétima)               
 
     |-----|-----|-----|:E      
   b|-----|-----|-----|:A      
     |-----|--2--|-----|:D      
   . |-----|-----|-----|:G      
   . |-----|--3--|-----|:B      
   . |-----|-----|----- |:e


 E (Mi Maior)                 E7 (Mi Maior com sétima)
 
   b|-----|-----|-----|:E       b|-----|-----|-----|:E
     |-----|--2--|-----|:A         |-----|--2--|-----|:A
     |-----|--3--|-----|:D         |-----|--3--|-----|:D
   . |-----|-----|--1--|:G       . |-----|-----|--1--|:G
   . |-----|-----|-----|:B       . |--4--|-----|-----|:B
   . |-----|-----|-----|:e       . |-----|-----|-----|:e


 D (Re Maior)                 Dm (Re Menor)
 
     |-----|-----|-----|:E         |-----|-----|-----|:E
     |-----|-----|-----|:A         |-----|-----|-----|:A
   b|-----|-----|-----|:D       b|-----|-----|-----|:D
   . |-----|--2--|-----|:G       . |-----|--2--|---- |:G
   . |--3--|-----|-----|:B       . |--3--|-----|-----|:B
   . |-----|--1--|-----|:e       . |-----|-----|--1--|:e


Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que
emite a nota nomeadora do acorde.

* Ritmo e dedilhados

Dedilhado

É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez,
cada corda com um dedo diferente.

1º Dedilhado


Tempos     1   2   3   4   1   2   3   ...

Dedos      B   1   2   3   B   1   2   ...
          |_____________|
           Ded. Completo

Onde:

B = Baixo 
1 = Indicador
2 = Médio
3 = Anular

Exercício:

Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior).

  C  
     |-----|-----|-----|:E
   b|--3--|-----|-----|:A
     |-----|--2--|-----|:D
   . |-----|-----|-----|:G
   . |-----|-----|--1--|:B
   . |-----|-----|-----|:e

Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico,
agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na 
2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda.


Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado 
completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição
quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo
o tempo corretamente.

Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am  

Capítulo
2: Conhecendo o instrumento
Neste capítulo vamos conhecer de um modo geral, o violão.
O violão se encaixa na categoria "Instrumento de cordas", possui 6 cordas, cada uma possui um diâmetro diferente e é capaz de produzir notas musicais a partir de suas vibrações. O violão pode possuir dois tipos de encordamento, Nailon ou Aço, é extremamente recomendado que o iniciante possua encordamento de nailon. Começamos a contar as cordas, da mais fina para a mais grossa, ou seja chamamos a mais fina de 1ª corda. As seis cordas, soltas, (quando tocadas sem as pressionar com nenhum dedo da mão esquerda) produzem as seguintes notas.

1ª corda: Mi
2ª corda: Si
3ª corda: Sol
4ª corda:
5ª corda:
6ª corda: Mi
O braço do violão está dividido em casas (pequenos retângulos delimitados por uma fina peça de metal). Ao pressionarmos uma das cordas com um dedo da mão esquerda, estaremos alterando sua tensão e consequentemente o som emitido por sua vibração, resumindo, estaremos tocando uma outra nota musical. As casas são contadas, no sentido da cabeça do violão para a caixa do violão. 
 
 
Capítulo 3: Afinação do Instrumento
Uma das coisas mais irritantes para um iniciante, é afinar o violão, primeiro porque ele ainda não desenvolveu habilidade auditiva, ele sabe que está desafinado, mas não sabe quando está afinado, e segundo, porque realmente é uma coisa difícil.
A tensão nas cordas é regulada apartir das tarraxas (pinos que ficam na cabeça do violão, na extremidade do braço). Se o som produzido pela corda for mais baixo do que o desejado, é preciso girar a tarraxa correspondente para esquerda, isso irá aumentar a tensão na corda e fará com que o som fique mais agudo.
Para afinar um violão, é preciso um som de referência, no caso pode ser a nota Lá, gerada através de um instrumento acústico chamado de diapasão, que pode ser de dois tipos: de percussão e de sopro, o primeiro é feito de metal e possui duas pontas, já o segundo é parecido com uma gaita. Este instrumento produz um som estabelecido internacionalmente pelo Congresso de Londres, em 1939. Numa temperatura de 20º C, o diapasão possui uma frequência de vibração de 440Hz, o que corresponde a nota Lá, que deve ser o som da 5ª corda solta.
Depois de tomar uma verdadeira surra para igualar o som do diapasão com o da 5ª corda, podemos começar a afinar as outras. Procederemos da seguinte forma.

O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
4ª corda solta (corda de baixo)
O som da 4ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da
3ª corda solta (corda de baixo)
O som da 3ª corda pressionada na 4ª casa corresponde ao som da
2ª corda solta (corda de baixo)
O som da 2ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
1ª corda solta (corda de baixo)
O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
4ª corda solta (corda de baixo)
O som da 6ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 
5ª corda solta (corda de cima)
Capítulo
Depois de introduzirmos os conceitos fundamentais para iniciarmos o nosso estudo, iremos verificar o que acontece quando modificamos a tensão de uma corda, e entender porque podemos afinar o violão da forma proposta acima!
Já dissemos acima que as casas são contadas no sentido da extremidade do braço até a caixa, ou seja a casa mais próxima da cabeça do violão (onde estão as tarraxas) é a primeira casa. 

A diferença de som, de uma corda solta para a mesma corda, pressionada na 1ª casa é de 1/2 tom acima. Isso significa que o som está 1/2 tom mais agudo. Uma nota com meio tom a mais, é representada pelo símbolo #. Por exemplo: a 5ª corda solta produz um , já a mesma corda pressionada na primeira casa, produz um Lá#. Quando aumentamos o tom, criamos uma escala ascendente (#) e quando diminuimos, criamos uma escala descendente (bmol), por exemplo, Si 1/2 tom abaixo é um Sibmol, que na verdade é igual ao La#, falamos Sibmol porque a nota original era o Si.
Se tivermos um Lá# e aumentarmos 1/2 tom (pressionando a 5ª corda na segunda casa) obteremos um Si.
Todos sabemos a ordem das notas musicais:
- Ré - Mi -Fá - Sol - Lá - Si - Dó
Do para o , aumentamos 1 tom inteiro, do para o Mi e do Sol para o também. Já do Mi para o aumentamos 1/2 tom e do Si para o Dó também! 
Por que o Mi e o Fá são diferentes?
Na verdade o que acontece com essas notas é o seguinte, tomaremos o Mi como exemplo, porem, acontece a mesma coisa para o Si. A frequencia de vibração da nota, que supostamente seria, Mi# é praticamente identica a frequencia do Fá. Para não termos duas notas com o mesmo som, (o Mi# e o Fá), decidiu-se que o Mi# seria automáticamente o Fá, sendo então abolido, portanto, não "existe" Mi# nem Si#!
Mi# não existe, seu valor é
Si# não existe, seu valor é
Pratique isso como exercício sempre que puder!
Aumentando cada nota de 1/2 em 1/2 tom, Temos uma escala conhecido por "Cromática"
Veja as escalas cromáticas de cada nota natural (entende-se por nota natural, Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si)
 


Solta
1ª     casa2ª casa3ª  casa4ª  casa5ª  casa6ª  casa7ª casa8ª casa9ª casa10ª casa11ª casa12ª casa
Nota+1/2 + 1 
+ 1 1/2

  +2 

+ 2 1/2

  + 3 

+3  1/2

+ 4 

+4  1/2

  +5 

+5  1/2

  +6 


Dó#


Ré#

Mi


Fá#

Sol

Sol#

La

La#

Si



Ré#

Mi


Fá#

Sol

Sol#


Lá#

Si


Dó#


Mi


Fá#

Sol

Sol#


Lá#

Si


Dó#


Ré#

Mi


Fá#

Sol

Sol#


Lá#

Si


Dó#


Ré#

Mi


Sol

Sol#


Lá#

Si


Dó#


Ré#

Mi


Fá#

Sol


Lá#

Si


Dó#


Ré#

Mi


Fá#

Sol

Sol#


Si


Dó#


Ré#

Mi


Fá#

Sol

Sol#


Lá#

Si
Apartir desta tabela podemos entender por que afinamos o violão pela método proposto acima, tomaremos um exemplo, para que isso fique claro:
(Consulte o capítulo 2 se tiver dúvidas).
 
Capítulo 5: Formação dos Acordes (Maiores)
Acorde é um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo, formando uma composição perfeita. Os acordes são usados para tocarmos a música própriamente dita, e apartir de agora começaremos o nosso estudo! Nós estudaremos acordes no padrão universal, pelo que chamamos de CIFRAS.
Por exemplo o acorde Dó é uma composição perfeita pois é formado pelas notas: Dó, Mi, Sol.
A maioria dos acordes são formados basicamente por 3 notas, o que chamamos de Tríade.

Quer saber como os acordes são formados?
Fazendo uma escala Diatônica (Entende-se por Escala Diatônica, o que seria uma escala variando de 1 em 1 tom, porém isso não acontece pois do Mi para o Fá temos 1/2 tom e do Si para o Dó também, por isso a escala Diatônica possui a seguinte variação: 1, 1, 1/2, 1, 1, 1, 1/2) 
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII 
MiSolSi
MiFa#SolLaSiDo#
MiFa#Sol#LaSiDo#Re#Mi
SolLaLa#DoReMiFa
SolLaSiDoRe MiFa#Sol
LaSiDo#ReMi Fa#Sol#La
SiDo#Re#MiFa#Sol#La#Si
Resumindo:
Mi + 1 tom = Fa#, porque Mi + 1/2 tom = Fa.
Si + 1 tom = Do#, porque Si + 1/2 tom = Do.
A primeira coisa que podemos notar é que você não entendeu nada do que nós fizemos na tabela acima! O que é normal, pois você ainda não sabe umas coisinhas:

Os números em romano significam o grau da escala, cada grau corresponde a um tom, menos do II para o IV, que temos 1/2 tom e do VII para o VIII que também temos 1/2 tom.
Um acorde é formado pela PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA notas do quadro acima!
Ou seja, é formado por: La, Do# e Mi.
O Sol é formado por: Sol, Si e Re.
"Essa é a fórmula dos acordes maiores"
Outro ponto importante que podemos notar é que a I e a VIII são sempre iguais, isso é super importante, pois é um modo de você saber se está fazendo a tabela certo ou não!
Treine bastante a tabela acima, tente faze-la numa folha de papel sem olhar, depois confira, essa tabela é o ponto chave para entendermos o que vem pela frente!
4: Escala de Notas (Tons)

Capítulo 6: Formação dos Acordes (Menores)
Neste capítulo iremos introduzir um outro tipo de acorde, os acordes menores. Os acordes menores são representados pela letra m em minuscula. Ex: DOm, REm, FAm e etc!
Assim como os acordes maiores, os menores também são formados por conjuntos de notas, porém a tabela que teremos que fazer será um pouco diferente. Lembra que no capítulo 4 que da III para IV e da VII para a VIII aumentavamos 1/2 tom? (Se não se lembra dê uma olhada na tabela do cap. 4). Para os acordes menores, os graus vão mudar, confira a tabela abaixo e veja que agora temos da II para III e da V para VI aumentos de 1/2 tom.
 

IIIIIIIVVVIVIIVIII
DOmRERE#FASOLSOL#A#DOm
REmMIFASOLLALA#DOREm
MImFA#SOLLASIDOREMIm
FAmSOLSOL#LA#DODO#RE#FAm
SOLmLALA#DORERE#FASOLm
LAmSIDOREMIFASOLLAm
SImDO#REMIFA#SOLLASIm
Lembrete:
Mi + 1 tom = Fa#, porque Mi + 1/2 tom = Fa.
Si + 1 tom = Do#, porque Si + 1/2 tom = Do.
Se pegarmos a PRIMEIRA, a TERÇA e a QUINTA obteremos qualquer acorde menor!
Ou seja:
REm é formado pelas notas: REm, FA e LA
SOLm é formado pelas notas: Sol, La# e Ré
(O m na tabela só consta a título de demostração)
 
Capítulo 7: Introdução a notação de CIFRAS
Cifra é apenas uma notação diferente para os acordes, muitos a consideram um método, e na verdade realmente é. Existem dois métodos mais conhecidos para aprender e tocar violão, o método da Pauta Músical, que é bem mais preciso, pois contém a oitava que a nota deve ser tocada assim como o seu tempo e todos os detalhes para que a música seja tocada exatamente como seu criador a compos. No método das cifras, o processo foi simplificado, porém depende muito mais da sua habilidade e criatividade para conseguir fazer com que a música lembre a original. Por ser mais simples de entender, as cifras foram se tornando o padrão mais conhecido e utilizado pelos músicos amadores, você já deve ter visto algo parecido com isso:
Garçom (Reginaldo Rossi)
Dm                                  Gm
Garçom, aqui, nesta mesa de bar
                                   A                                       Dm   A
Você já cansou de escutar, centenas de casos de amor
Dm                                           Gm
Garçom, no bar, todo mundo é igual
                                      A                                          Dm D7
Meu caso é mais um, é banal, mas preste atenção por favor
CifraNota correspondenteCifraNota correspondente
AAmLá menor
BSiBmSi menor
CCmDó menor
DDmRé menor
EMiEmMi menor
FFmFá menor
GSolGmSol menor
Capítulo 8: Acordes com 7ª
Existem notas que além de serem formados pela PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA são formados também pela SÉTIMA. Estes acordes são chamados de Acordes com 7ª. Neste capítulo aprenderemos a fazer os acordes com 7ª apartir das tabelas dos capitulo 4 e 5.
Para acharmos a sétima menor de uma nota devemos pegar a primeira (que é sempre ela própria) e diminuir um tom inteiro e para charmos a 7ª Maior (Ex. D7M) pegamos a primeira e diminuimos 1/2 tom!
Portanto a notação é:
X7 - Leia X com 7ª menor ou apenas, X com sétima
X7M - Leia X com 7ª maior.
Por Exemplo:
A7 (La com 7ª), pegamos o próprio Lá (nota), que é a primeira de A (acorde) e diminuimos 1 tom inteiro.
ou seja, o A era formado por, La, Do e Mi daí pegamos a primeira de A que é Lá e diminuimos 1 tom, então A7 é formado por Sol, Do e Mi.
Por que pegar a primeira e diminuir 1 tom para achar a sétima menor, qual é a lógica?
Muito simples, um acorde com sétima é formado pela TERÇA, QUINTA e a SÉTIMA, para encontrarmos a sétima, é mais fácil você pegar a OITAVA e diminuir 1 tom inteiro, não é mesmo? É, exatamente o que nós fizemos, lembra que a 1ª a a oitava são iguais! Baixamos direto da primeira porque já sabemos que a primeira de qualquer nota é ela mesma!
Vamos a outro exemplo:
Como achar D7 (Ré com 7ª)?
Primeiro passo: Quais as notas que formam D?
Elas são: Ré, Fa# e Lá (Consulte o capítulo 4 se tiver dúvidas)
Sabemos que a primeira de qualquer nota é ela mesma, então a primeira do acorde Ré é a nota Ré, então vamos achar a sétima diminuindo 1 tom da primeira. Ré - 1 tom = Dó
Então, D7 é formada por: Do, Fa# e Lá.
(Cuidado quando for diminuir 1 tom de Fa e Dó, pois Dó - 1 tom = La# e Fá - 1 tom = Ré#)
 
Podemos lembrar também todos os acordes se apresentam conforme as seguintes denominações:

a) ACORDES CONSONANTES: Representam a série de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensação repousante e harmoniosa. Geralmente são as "posições" mais fáceis de serem tocadas Portanto, nesta fase do curso, vamos usar principalmente estes acordes.
b) ACORDES DISSONANTES: Ao contrário dos anteriores, estes transmitem uma sensação mais tensa, mais chocante (dando a impressão de pouco harmoniosa).
Estes acordes são utilizados principalmente na execução da "Bossa Nova" e do "Jazz". Muitas vezes, quando estes acordes são tocados separadamente, transmitem uma sensação de "erro", porém, no contexto geral da música tornam-se agradáveis.
Podemos lembrar também que stes símbolos abaixo são utilizados para nomear acordes:
M ou + Lê-se maior
+5 " com quinta aumentada
6 " com sexta maior
7 " com sétima (menor) - da dominante
7M " com sétima - Maior
9 " com nona - Maior
m " menor
m6 " menor com sexta
dim ou o " sétima diminuta
m7 " menor com sétima
-9 " com nona menor

 
Capítulo 9: Acordes Relativos
Existem alguns acordes que são bem difíceis de serem feitos, alguns usam pestana outros exigem uma abertura de dedo muito grande, ou seja, tudo que os iniciantes fogem! Para sorte de vocês, existem acordes que possuem som bem parecido com outro acorde!
Como os acordes são formados pela PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA, acordes que possuam a terça e a quinta iguais sãs chamados de relativas (A primeira nunca será igual, pois a primeira de qualquer nota é ela mesma, além disso, se fosse igual seria a mesma nota).
Vejamos as principais notas relativas. 
CifrasSuas Relativas
AF#m
BG#m
CAm
DBm
EC#m
FDm
GEm
Capítulo 10: Inversões
Fazer a inversão de um acorde significa colocar na base desse acorde, ao invés da nota fundamental, a mediante ou a dominante. Por exemplo: C é formado por: Dó, Mi e Sol. Sua primeira inversão, é em Mi, sua segunda Inversão é em Sol e sua Terceira Inversão é em Si, e o que isso significa?
Mi, Sol e Si correspondem, respectivamente à TERÇA, QUINTA e a SÉTIMA de Dó.
As inversas devem ser adicionadas as notas originais, ou, as notas originais devem ter o baixo na nota inversa.
 
Exemplos: Existem duas notações: 
1ª Notação
2ª Notação
Quando temos algo parecido com X/Y, onde X é uma nota qualquer e Y é outra nota qualquer.
Quando temos algo parecido com X/N onde X é uma nota qualquer e N é um número qualquer.
Exemplos:Exemplos:
G/AC/7
Em/BD7/9
Fa#/EE7/11
Você já deve ter visto algo parecido com isso:
 
Tempos Modernos
De: Lulu Santos
Introdução: (G/D D) A Em
G                       D              A7 A6
Eu vejo a vida melhor no futuro
Em                    G                   D A7
Eu vejo isto por cima de um muro
G        Em/B
De hipocrisia
Em                           C7+       C/D
Que insiste em nos rodear
Na introdução, temos logo de cara um Sol com baixo em Ré, analizando a nota, através da tabela do cap. 5, descobrimos que Ré é a Quinta de Sol, ou seja, sua 2ª inversão!
Depois temos Mi menor com baixo em Si, Si também é a Quinta de Mi menor, portanto também é a 2ª inversão.
Já o Dó com baixo em Ré, na última linha, é uma outra nota, não é uma inversa, pois a inversa deve ter baixo ou na TERÇA, na QUINTA ou SÉTIMA. Analizado esta nota, chegamos a conclusão que o Ré, é a NONA de Dó. (ou SEGUNDA, mas a notação mais usual é a oitava superior)
Por que Ré é a Nona de Dó?
Sabemos que a PRIMEIRA e a OITAVA são iguais, por que? Uma oitava é constituida por 8 notas, por exemplo: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si. (1ª Oitava).Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do.  (2ª Oitava)
                       1     2    3    4    5     6    7                     8     9   10   11  12  13   14 15 

Capítulo 11:Cifrado
Cifrado é a nomenclatura universal moderna de hamonização . Onde os nomes das notas são substituídos por letras .
A (lá)  B (si)  C (dó)  D (ré)  E (mi)  F (fá)  G (sol) 
Acidentes: # (sustenido) aumenta anota meio tom
                  b (bemol) diminui a nota meio tom

Códigos: m (acorde menor)         + ou M (acorde maior)
                  °  (acorde diminuto)     /  (acorde com o baixo alterado)
                  -  (acorde diminuído)   Ex. (E/D = Mi maior com o baixo em Ré)
 
Capítulo 12:Transporte
O transporte é utilizado para modificar a tonalidade da música para mais aguda ou para mais grave.
Se a música estiver cifrada muito baixa na marcação original encaminha-se para a direita até achar o tom ideal . Quando estiver cifrada muito alta encaminha-se para esquerda .

                  Para a direita ----------: mais alto
                  Para esquerda :--------: mais baixo
 

Capítulo 13: Baixo
O baixo tem função de reforçar harmoniosamente as notas graves dos acordes .
Todo acorde é formado pôr três ou mais notas.

1º  Tônica   2º  Terça   3º  Quinta   4º  Dissonância
No baixo contasse as notas da corda MI para a corda sol . No sentido de aumento de tom. . Na maior parte dos acompanhamentos , o baixo utiliza a tônica 
como a nota preponderante , portanto as outras notas podem ser utilizadas para fazer um desenho melódico , e com isso obter um resultado mais colorido no acompanhamento....
 
DÓ = 33   RÉ = 35  MI = 40  FÁ = 41  SOL = 43  LÁ = 45  SÍ = 32 

Esse é um sistema de números que facilita a identificação da nota , ele procede da 
Seguinte maneira ,contasse as cordas de baixo para cima dando números decimais como nome ...

Corda 1 solta = 10  Corda  2 solta = 20  Corda 3 solta = 30  Corda 4 solta = 40
Se a corda 1 estiver pressionada na primeira casa será 11 se estiver pressionada
Na Segunda será 12 e assim sucessivamente com as outras cordas.....

Capítulo 14: Escalas
Vamos aprender a construir uma escala de Dó a Dó e com todos os seus acidentes. 
Para isto precisamos saber que entre Mi e Fá - Si e Dó  não há sustenido (#)  ou bemol (b), 
e que o # e o b ocupam a mesma casa ou seja um Fá # está localizado na mesma casa 
Em que vamos encontrar o Sol b. 

Logo temos. 

Dó|#|Ré|#|Mi|Fá|#|Sol|#|Lá|#|Si|Dó 
ou 
Dó|b|Ré|b|Mi|Fá|b|Sol|b|Lá|b|Si|Dó
Mi--|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-| 
Lá--|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-| 
Ré--|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-| 
Sol-|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol| 
Si--|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-| 
Mi--|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|

Capítulo 15: Transposição de Tons
A transposição de tonalidade é o meio de fazer com que uma música que você já tenha 
cifrada em casa, mas não consegue cantar por não conseguir alcançar a tonalidade, 
possa ser baixada ou aumentada, em sua tonalidade, de acordo com as suas necessidade, 
servindo também para facilitar o trabalho de outros instrumentistas evitando que 
tenha que tocar em tonalidades difíceis de ser executadas. 

Para isso utilizamos a escala.
Dó|#|Ré|#|Mi|Fá|#|Sol|#|Lá|#|Si|Dó 

Faremos dois exemplos para a sua compreensão. 
EXEMPLO 1 
Digamos que, uma música foi feita originalmente nos acordes Dó - Fá - Sol, mas 
quando você a executa a sua voz não alcança algumas notas por serem muito agudas, 
é nesta situação que recorreremos ao uso da transposição de tonalidade, e trocaremos
 os acordes por outros mais graves logicamente. 

Usando a escala acima vamos diminuir meio tom ou seja vamos localizar os acordes 
Dó - Fá - Sol na escala e voltar um acorde. 

Resultado o acorde Dó passará a ser Si, o acorde Fá passará a ser Mi e o acorde 
Sol passará ao acorde Fá #. 
EXEMPLO 2 
Digamos que o caso seja inverso, que a música que você pretende executar é muito grave 
e você quer que a melodia se torne mais aguda. 

Tomaremos como base os acordes Mi - Lá - Ré, e usando a escala alteraremos um tom, 
ou seja duas notas para frente. 

Resultado o acorde Mi passará a ser o Fá # o acorde Lá passará a ser o acorde Si 
e o acorde Ré a Mi. 

Capítulo 16:Técnicas
* Ligaduras (Legato)

É a ligação de som que aparece entre uma nota fixa e uma nota solta. Também conhecida como legato, é uma técnica amplamente empregada em aranjos e solos. Existem basicamente dois tipos de ligaduras: uma ascendente e outra descendente, conhecidas respectivamente como Hammer-on e Pull-of.


Hammer-on (h)

Consiste basicamente em tocar uma nota e fazer a outra soar sem auxílio da mão direita. A nota ligada será martelada com um dedo da mão esquerda. Esta nota que vai soar depois da primeira, vai estar sempre na mesma corda é em qualquer uma casa acima (ligadura ascendente).

Abaixo temos um exemplo de aplicação de hammer-ons feito sobre uma escala pentatônica.

   e:|--------------------8h10--12----------------|
   B:|--------------8h10---------------------------|
   G:|---------7h9---------------------------------|
   D:|---7h10--------------------------------------|
   A:|-----------------------------------------------|
   E:|-----------------------------------------------|

   Di:   1 4   1 3  2  4  2  4   4

Execução

Para executar o trecho acima, siga a digitação da mão esquerda representada por "Di". Toque a nota da corda (D) 7ª casa com o dedo 1, a nota da 10ª casa será obtida através de uma martelada com o dedo 4. A martelada deve ser feita sem soltar o dedo 1 da 7ª casa. Depois temos uma ligadura na corda (G) 7ª casa ligada com a 9ª casa, a martelada agora é feita com
o dedo 3. As outras ligaduras serão executadas da mesma forma.


Representação

Na tablatura acima temos quatro ligaduras do tipo "Hammer-on", representadas pela letra "h". Note que o primeiro número antes do "h" é sempre inferior ao segundo (ligadura para cima).

Em outras formas de representação em tablaturas, encontraremos as ligaduras representadas pelo símbolo (_) entre dois ou mais números. Neste formato não temos indicado o tipo de ligadura (hammer-on ou pull-of).

Abaixo temos outro exemplo de aplicação de hammer-ons feito sobre a escala maior de G.

   e:|--10_12--8_10--7_8--5_7--3_5--2_3_2_0--|
   B:|-------------------------------------------------|
   G:|-------------------------------------------------|
   D:|-------------------------------------------------|
   A:|-------------------------------------------------|
   E:|-------------------------------------------------|
   
   Di:   1  3  1  3  1 2  1 3  1 3  1 2 1 

Analisando o exemplo acima, nota-se no trecho final (2_3_2_0) um conjunto de ligaduras, onde (3_2_0) são descendentes (Pull-of).


Pull-of (p)

Pull-off é de certa forma o inverso de um hammer-on, consistem em soltar rapidamente uma nota fazendo com que a mesma soe solta ou apertada em um traste anterior, sem auxílio da mão direita. Esta nota que vai soar solta, vai estar sempre na mesma corda é em qualquer uma casa abaixo (ligadura descendente).

Neste exemplo temos a aplicação de pull-ofs feito sobre uma escala pentatônica.

   e:|---10p8--------------------------------------|
   B:|--------10p8---------------------------------|
   G:|-------------9p7------7----------------------|
   D:|------------------10--------------------------|
   A:|-----------------------------------------------|
   E:|-----------------------------------------------|

   Di:   4 2  4 2  3 1  4   1



Execução

Para executar o trecho acima siga a digitação da mão esquerda representada por "Di". Para executar (10p8) o dedo 2 da mão esquerda deve estar posicionado na 8ª casa, toque a nota da corda (e) 10ª casa (pressionada pelo dedo 4) é puxe soltando a nota com o mesmo dedo. O importante é sempre estar com o dedo da nota anterior posicionado.


Representação
Na tablatura acima temos três ligaduras do tipo "Pull-of", representadas pela letra "p". Note que o número antes do "p" é sempre superior (ligadura para baixo).

No próximo exemplo temos a aplicação de pull-ons feito sobre a escala maior de G.

   e:|--12_10--10_8--8_7--7_5--5_3--3_2_0-----|
   B:|-------------------------------------------------|
   G:|-------------------------------------------------|
   D:|-------------------------------------------------|
   A:|-------------------------------------------------|
   E:|-------------------------------------------------|

   Di:  3  1   3  1  2 1  3 1  3 1  2 1 

Obs.:
No início é difícil conseguir um som satisfatório das notas marteladas ou puxadas, a técnica de ligaduras exige um bom instrumento, agilidade e treinamento.


Lick de exemplo
No exemplo abaixo temos a aplicação de hammer-ons e pull-ofs em uma escala de D maior (desenvolvimento do Ag2 no 5º Tr. dedo 2 na 5ª corda).

        Ag3                                         Ag2

   e:|--7h9p7-10--9-7----7-----------------------------------------|
   B:|----------------10---10-8-7h8p7---7-------------------------|
   G:|--------------------------------9-----9-7h9p7-/6~-----------|
   D:|----------------------------------------------------------------|
   A:|----------------------------------------------------------------|
   E:|----------------------------------------------------------------|

   Di:  1 3 1 4  3 1  4 1  4  2 1 2 1 3 1   3 1 3 1 1


        Ag2

   e:|---------------------------------------------------------------|
   B:|---------------------------------------------------------------|
   G:|--6h7p6-9--7-6---6-----------------------------------------|
   D:|---------------9-----9-7h9p7-/5--5h7p5-4~---------------|
   A:|---------------------------------------------------------------|
   E:|---------------------------------------------------------------|

   Di:  1 2 1 4  2 1 4 1   4 2 4 2  2  2 4 2 1
O Tempo Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar usando como marcador um relógio, a cada segundo passado toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota a cada segundo que passa. Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo. Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente. Usaremos 3 tempos. No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda; No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda; No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada; Observe o esquema abaixo: Tempos 1 2 3 1 2 ... Dedos P P P P P ... Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um toque a cada tempo.

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